Imprimir   Adicionar aos favoritos   Envie esta página

Programa de Saúde da Família - PSF

O Programa Saúde da Família é uma estratégia que prioriza as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos e da família, do recém-nascido ao idoso, sadios ou doentes, de forma integral e contínua.

O objetivo do Programa Saúde da Família é a reorganização da prática assistencial em novas bases e critérios em substituição ao modelo tradicional de assistência, orientado para a cura de doenças e no hospital.

A atenção está centrada na família, entendida e percebida a partir de seu ambiente físico e social, o que vem possibilitando as equipes de Saúde da Família uma compreensão ampliada do processo saúde/doença e da necessidade de intervenções que vão além de práticas curativas.

A equipe de Saúde da Família é composta por um médico generalista, ou médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e de quatro a seis agentes comunitários de saúde...

São Francisco do Sul tem 10 unidades de saúde , e 7 postos avançados de saúde, sendo que o Programa Saúde da Família, já foi implantando em três unidades de saúde, a saber: Vila da Glória, Majorca e Miranda, que funcionavam em prédios pequenos, sem infra-estrutura adequada e alugados.

  • A Unidade do Miranda atende 782 famílias, num total de 2.556 pessoas.
  • A Unidade da Vila da Glória atende 457 famílias, num total de 1.521 pessoas.
  • A Unidade do Majorca atende 944 famílias num total de 3.128 pessoas.
  • Total geral de famílias atendidas é de 2.183, num total de 7.205 pessoas.

A ArcelorMittal Vega, com o objetivo de melhorar a qualidade de atendimento desta população, patrocinou em 2005/2006 a construção destas três unidades em prédios novos.

A opção por construir as Unidades de Saúde da Família está relacionada com uma das prioridades da empresa , que é a Saúde, portanto começar a dar condições de infraestrutura e de recursos materiais para atendimento a população.

Design Foster Copyright 2007 - ArcelorMittal Vega do Sul