Imprimir   Adicionar aos favoritos   Envie esta página

Associação São Francisco do Futuro

Com o intuito de mostrar transparência e dar provas concretas de seu envolvimento com São Francisco do Sul, a ArcelorMittal Vega constituiu, em parceria com a comunidade empresarial do município, a "Associação São Francisco do Futuro". Esta parceria na formação da entidade também veio ratificar a responsabilidade social da empresa e seu compromisso como empresa cidadã, na comunidade que a acolheu.

A primeira missão da instituição foi a de mapear as carências e oportunidades de melhoria ambiental, social e econômica no município. Este intenso trabalho, realizado com grande sucesso, resultou na Agenda 21, documento que relata o inventário de idéias de toda a comunidade francisquense sobre o desenvolvimento sustentável do município. Assim, a "São Francisco do Futuro" entregou o documento à comunidade para ser o embasamento consistente de ações a serem patrocinadas pelo empresariado, pelo governo e por todos que tiverem interesse em contribuir e apoiar o progresso da qualidade de vida em São Francisco do Sul.

Passada esta etapa, a ArcelorMittal Vega e as empresas parceiras em seu condomínio entenderam ser de extrema valia continuar aproveitando a experiência e o esforço voluntário de todos que participaram do processo da Agenda 21. Sendo assim, a instituição, ganhou uma nova missão: recepcionar, apoiar e estruturar projetos que concretizem ações sustentáveis, alinhadas com o documento Agenda 21, e que venham a atender as necessidades do município.

Na prática, a Associação "São Francisco do Futuro" tem um regulamento de formatação e aprovação de projetos. Para os projetos enquadrados nos critérios do regulamento, e em função do valor definido de investimento, a entidade auxilia a elaboração, apóia financeiramente à implantação ou busca parceiros da comunidade que possam patrociná-los.

Ela acompanha também o andamento das implantações, as prestações de contas e avalia os objetivos e resultados atingidos com os projetos implantados.

A Associação "São Francisco do Futuro" é uma agente efetiva da melhoria de vida da nossa cidade, tendo obtido, já em 2005, parcerias para diversos projetos, tais como: doação de um mamógrafo para a Rede Feminina de Combate ao Câncer; construção e equipagem de uma nova creche em São Francisco do Sul e de três unidades de saúde para o Programa de Saúde da Família - PSF, e a realização de treinamentos e cursos profissionalizantes, abertos à população em geral através do Programa Educação e Empregabilidade. Com recursos próprios, ou seja, doações das empresas que a constituíram, a Associação "São Francisco do Futuro" vem realizando ações como: a exibição de filmes no Cine Teatro XV de Novembro, a organização da Conferência Regional de Saúde do Trabalhador, entre outros eventos.

A entidade vem atuando como fonte na captação de novos projetos para investimento da ArcelorMittal Vega.

Design Foster Copyright 2007 - ArcelorMittal Vega do Sul