Laminação a frio

Laminação a frio

Após o processo de decapagem ocorre a laminação a frio. Na ArcelorMittal Vega estes processos são acoplados, o que permite um trabalho de forma contínua. O laminador tem quatro cadeiras (conjuntos de cilindros) nas quais a chapa é submetida a esforços controlados de compressão e tração, reduzindo sua espessura.

Neste processo é usada uma emulsão de óleo e água, que tem as funções de resfriamento e lubrificação no contato entre a chapa e o cilindro. No processo de laminação, todos os resíduos são reciclados ou reutilizados.

Após esta etapa, as bobinas, neste ponto denominadas full-hard, podem seguir para duas rotas distintas, dependendo do produto final: bobinas de aço revestidas ou bobinas de aço laminadas a frio.

Laminação:

Laminação a Frio
Ampliar

Você sabia?

  • Você sabia?

    A ArcelorMittal Vega configura-se como importante braço tecnológico e produtivo do programa S-in Motion no Brasil. Esse conjunto de soluções inovadoras em aço, desenvolvidas pelo Grupo ArcelorMittal para o segmento automotivo, permite reduzir o peso de um veículo de passeio em até 20%, aumentar os níveis de segurança aos passageiros e reduzir a emissão de CO2.