Imprimir   Adicionar aos favoritos   Envie esta página

Abastecimento

O transporte da matéria-prima, bobinas de aço laminadas a quente, da ArcelorMittal Tubarão à ArcelorMittal Vega é realizado por via marítima, que saem do Terminal de Produtos Siderúrgicos do Porto de Praia Mole, no município de Serra (ES) e vão até o porto de São Francisco do Sul (SC), percorrendo 1.200 quilômetros. Econômico, seguro e ecologicamente correto, o transporte marítimo evita a sobrecarga da malha viária, contribuindo para a redução de acidentes e para a preservação das estradas.

Desde 2006, o transporte de navios foi substituído por barcaças movidas por empurradores, construídas especialmente para esta finalidade.
O conceito é ter sempre duas barcaças atracadas - uma em cada terminal - e duas barcaças viajando com os dois empurradores - um conjunto carregado em viagem de ida e outro de scarregado em viagem de volta. Aproveita-se o tempo de viagem para as operações de carga / descarga nas barcaças que ficaram atracadas. Estas barcaças passam a funcionar praticamente como um armazém flutuante. Cada barcaça retira das estradas o equivalente a 400 caminhões.

Barcaças Oceânicas:
  • 4 barcaças + 2 empurradores
  • Transit Time: 2,5 dias
  • Capacidade máxima: 10.000 t/barcaça
Design Foster Copyright 2007 - ArcelorMittal Vega do Sul