Imprimir   Adicionar aos favoritos   Envie esta página

Galvanizados Galvannealed

Aço com Revestimento Liga de Zinco / Ferro

Sua excelente capacidade de proteção contra a corrosão e a alta qualidade de sua superfície, fazem com que o GALVANNEALED seja recomendado para inúmeras aplicações em vários segmentos de mercado, principalmente para a indústria automobilística, em peças expostas ou não-expostas. A presença de ferro no revestimento lhe confere uma aptidão particular a soldagem por pontos, sendo especialmente recomendado quando as condições de montagem são problemáticas com outros tipos de revestimentos.

O GALVANNEALED é obtido pelo processo de galvanização por imersão a quente em linha contínua (passagem da chapa de aço por um banho de zinco líquido) de um substrato que pode ser escolhido dentre uma gama de qualidades de aços laminados a frio. Depois da passagem no banho de zinco, a tira de aço é submetida a um tratamento térmico que provoca a difusão do ferro proveniente do substrato no zinco do revestimento. Assim forma-se a liga zinco/ferro que contém cerca de 10% de ferro e que constitui o revestimento. Sua alta qualidade superficial (ausência de irregularidades com textura controlada) permite obter, em condições industriais, um nível de aspecto de pintura e aplicações de uso exposto. Outra característica de extrema importância deste revestimento, é que ele se apresenta de uma forma relativamente dura, que pode variarem função da proporção das diversas fases de formação da liga, o que é controlado pelo domínio do processo.

Essa dureza pode ainda causar um risco de desplacamento do revestimento durante estampagens mais severas, em particular para maiores espessuras de revestimento. É por esse motivo que recomendamos espessuras de revestimento menores que no caso do Extragal.


Corrosão

Proporciona uma excelente proteção contra a corrosão, mesmo em caso de danificação (pequenos choques, arranhões e impactos), graças ao comportamento eletroquímico do par ferro/zinco. Esta proteção é até um pouco mais duradoura que no Extragal, se consideradas espessuras iguais de revestimento. Isto ocorre graças a um menor potencial eletroquímico do revestimento combinado com o aço, o que permite utilizar espessuras de revestimento inferiores para melhorar o comportamento da estampagem.

Convém salientar que, em caso de danificação, a presença de ferro no revestimento confere aos produtos de corrosão do GALVANNEALED uma cor vermelha, que não deve ser interpretada como sinal de corrosão do substrato.


Estampagem

Oferece em casos de estampagem um desempenho superior aos outros revestimentos em função do baixo coeficiente de fricção, o que facilita o escoamento do metal entre a matriz e o punção. Os vários tipos de lubrificação (tipo de lubrificante, quantidade) e a textura do produto têm uma importância primordial durante o contato chapa/ferramenta. Qualquer hierarquização dos revestimentos só pode ser feita em condições idênticas.

A maior dureza desse revestimento (devido à presença de ferro) pode tornar sua utilização mais delicada em estampagem profunda.


Soldagem

É a principal vantagem do GALVANNEALED. A dureza e o ponto de fusão deste revestimento fazem com que seja um produto cuja soldabilidade é semelhante a de uma chapa não revestida, notadamente com ótima vida útil dos eletrodos. Apresenta uma faixa de soldabilidade adaptada aos requisitos industriais.

Design Foster Copyright 2007 - ArcelorMittal Vega do Sul