Imprimir   Adicionar aos favoritos   Envie esta página

Press Release

22/06/2012 - São Francisco do Sul recebe mais uma unidade de saúde


Uma nova unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) foi inaugurada nesta terça-feira, dia 19 de junho, em São Francisco do Sul, no bairro Rocio Grande. A nova estrutura foi construída através da parceira entre Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul e a ArcelorMittal Vega e está integrada às diretrizes e bases locais do programa Saúde da Família, criado pelo Governo Federal em 1994.


“Após sete meses de obras, agora a população dos bairros Rocio Grande e Morro Grande vivenciará um novo modelo de atendimento à saúde. Isso porque a unidade de ESF possibilita maior acesso e promoção da saúde, levando o atendimento mais perto da família”, explica Nadirinez Bolognini, Secretária de Saúde. Mais de 3.000 pessoas já estão cadastradas para receber atendimento no local, que funciona desde o dia 20/6, das 7h30 às 11h30 e das 13 horas às 17 horas.


Em São Francisco do Sul, as unidades de ESF estão substituindo os Postos de Saúde por ampliar o atendimento e a cobertura de serviços prestados. Em todo ESF uma equipe multidisciplinar, com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, dentista e auxiliar, atua junto à comunidade por oito horas diárias. A previsão da Prefeitura é que, com este formato de atendimento, cerca de 85% dos problemas de saúde da comunidade do bairro sejam resolvidos com a prevenção de doenças, evitando internações desnecessárias e melhorando a qualidade de vida da população.


“A obra de Rocio Grande está alinhada com os valores da ArcelorMittal Vega porque possibilita segurança e saúde aos trabalhadores e familiares. Esta é a sexta unidade de ESF que apoiamos na cidade”, destaca Alvaro José Ferreira Ribeiro, gerente geral da ArcelorMittal Vega. As outras cinco unidades que receberam o patrocínio da ArcelorMittal Vega estão nos bairros Majorca, Vila da Glória, Miranda, Ervino e Paulas, todas com recursos e estrutura similares. 


Lançamento do Projeto Teamar


Na última quinta-feira, 14 de junho, foi lançado o Teamar, um projeto de cunho social constituído por curso técnico de tecelagem manual voltado para a profissionalização e geração de renda para pessoas atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania de São Francisco do Sul. “O Teamar vai transformar a vida destas pessoas, pois possibilitará a melhoria da qualidade de vida, ampliando sua renda. Depois os alunos poderão ensinar a arte para os parentes e continuar o trabalho em família”, destaca a Secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania de São Francisco do Sul, Marlice Morás.


O curso é gratuito e deve atender 19 pessoas na primeira turma. Para se inscrever, os interessados devem procurar os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), localizados nos bairros Rocio Grande, Majorca e Sandra Regina. A previsão de início das aulas é julho.



Autor: Assessoria de Comunicação da ArcelorMittal Vega



Envie essa notícia
Voltar ao Índice


Design Foster Copyright 2007 - ArcelorMittal Vega do Sul