Imprimir   Adicionar aos favoritos   Envie esta página

12/04/2013 - Concurso Escolar é lançado em São Francisco do Sul

Na 13º edição, alunos e professores vão embarcar na onda da Economia Verde para construir o futuro que queremos

Pensar no futuro que queremos é o novo desafio dos alunos do 1º ao 9º ano de São Francisco do Sul. A proposta foi conhecida por professores e diretores nesta quinta-feira (11) durante o lançamento do Concurso Escolar ArcelorMittal Vega e Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, realizado no Centro de Treinamento em Educação Ambiental da empresa.

Inspirado no legado da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o tema deste ano é “O Futuro que Queremos Depende das Atitudes que Tomamos Hoje”, envolvendo os mais de 6 mil alunos do município na reflexão sobre cidadania e sustentabilidade.

Os trabalhos terão como foco a Economia Verde, conceito que vem ganhando força entre governos e empresas para transformar o atual modelo “marrom”, privilegiando a eficiência de recursos naturais e sendo socialmente inclusiva. O objetivo é promover o debate entre os alunos, mostrar as boas práticas existentes e incentivar o desenvolvimento de novas ideias e soluções.

Após o lançamento do Concurso, os educadores participaram de formação sobre a temática, com a educadora ambiental Monika Beatriz Tschoepe. O programa está na 13º edição.

Próximos passos

Como subsídio aos trabalhos, alunos e professores recebem cartilhas específicas, com sugestões de leituras e atividades. Depois de discutir o tema, eles partirão para a prática desenvolvendo, em grupos, trabalhos visuais (cartazes e maquetes) ou projetos (planos de ação), dependendo da faixa etária.

O julgamento será realizado no dia 2 de outubro e a premiação será no dia 3. Como premiação serão entregues bicicletas, MP4, kit escolar de material reciclado e equipamentos para as escolas dos grupos vencedores.

Sobre o Concurso

Projeto pioneiro do Programa de Educação Ambiental da ArcelorMittal Vega, o Concurso Escolar estimula nas escolas a implantação de projetos que têm contribuído para o desenvolvimento sustentável de São Francisco do Sul.

Em edições anteriores, já foram tratados temas como Reciclagem de lixo, Conservação de recursos naturais, Consumo consciente, Aquecimento global, Biodiversidade, Agenda 21 Escolar, Pegada Ecológica e Diversidade.

Envie essa notícia

Design Foster Copyright 2007 - ArcelorMittal Vega do Sul