Imprimir   Adicionar aos favoritos   Envie esta página

Press Release

21/06/2012 - São Francisco do Sul agora tem curso técnico de tecelagem manual


Projeto oferece aulas gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social para que possam gerar renda para as famílias




Na última quinta-feira, 14 de junho, foi lançado o Teamar, um projeto de cunho social constituído por curso técnico de tecelagem manual voltado para a profissionalização e geração de renda para pessoas atendidas pela Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania de São Francisco do Sul. “O curso, que tem o patrocínio da ArcelorMittal Vega, visa formar profissionais na área de artesanato, mas com o diferencial de tratar o artesanato como trabalho e fonte de renda, auxiliando economicamente as famílias atendidas pela Política Pública de Assistência Social do município”, explica Michele Pinheiro, idealizadora do projeto. “O Teamar vai transformar a vida destas pessoas, pois possibilitará a melhoria da qualidade de vida, ampliando sua renda. Depois os alunos poderão ensinar a arte para os parentes e continuar o trabalho em família”, destaca a Secretária de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania de São Francisco do Sul, Marlice Morás.  


O curso é gratuito e deve atender 19 pessoas na primeira turma, com aulas teóricas e práticas sobre tecelagem manual, tecidos, máquina de tear; fios; tingimento, acabamentos e embalagem. Para se inscrever, os interessados devem procurar os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), localizados nos bairros Rocio Grande, Majorca e Sandra Regina. A previsão de início das aulas é julho. 


Ao final do curso, o projeto pretende contribuir para que os novos profissionais acessem recursos financeiros, como linhas de crédito para pequenos produtores de artesanato, garantindo assim a compra do próprio equipamento.  


“A equipe continuará desenvolvendo o Projeto, administrando os pedidos de encomendas, para que a capacitação de novos profissionais seja permanente. Vamos deixar os produtos expostos em pontos estratégicos da cidade para a venda e também faremos parcerias com facções para o escoamento da produção”, explica Michele. 


“Apoiamos este projeto porque ele é sustentável, vai contribuir para o desenvolvimento da cidade, gerando conhecimento e renda para os participantes”, diz Alvaro José Ferreira Ribeiro, gerente geral da ArcelorMittal Vega. 


O projeto será coordenado pela Associação Comunitária dos Maricultores de São Francisco do Sul, com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, de Educação, de Agricultura e Pesca, e Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul.




Autor: Assessoria de Comunicação da ArcelorMittal Vega



Envie essa notícia
Voltar ao Índice


Design Foster Copyright 2007 - ArcelorMittal Vega do Sul