Imprimir   Adicionar aos favoritos   Envie esta página

Meio Ambiente

Preservação do Meio Ambiente A preservação do meio ambiente é uma das grandes preocupações da ArcelorMittal Vega. A empresa estabeleceu a meta de aperfeiçoar continuamente a gestão ambiental e hoje é um exemplo de respeito às exigências legais e regulamentadoras do meio ambiente, de acordo com as diretrizes corporativas dos acionistas.

O sistema de gestão ambiental da ArcelorMittal Vega está baseado nos requisitos da norma ISO 14.001, cuja certificação foi obtida em março de 2003, ainda na fase de construção.

Posteriormente, a certificação foi estendida para o processo produtivo, em abril de 2004, menos de um ano após o início da operação da unidade industrial.

Gestão da Água e Efluentes Líquidos

O processo industrial utiliza um sistema de recirculação da água garantindo um aproveitamento de 98,5%.

Os efluentes líquidos gerados no processo industrial da ArcelorMittal Vega, juntamente com os esgotos sanitários são totalmente enviados para tratamento na Estação de Tratamento de Efluentes - ETE.

Após o tratamento, os efluentes são analisados quanto aos parâmetros físico-químicos e ecotoxicológicos, e enviados para o mar aberto, na Praia Grande, através de uma tubulação de aproximadamente 12 km de extensão, sendo 600 metros na parte marítima.

Estação de Tratamento de Efluentes - ETE A Estação de Tratamento de Efluentes - ETE possui modernos equipamentos de tratamento, bem como um laboratório de análises, o que garante um eficaz sistema de controle e monitoramento dos efluentes tratados, garantindo total conformidade com a legislação ambiental vigente.

Além do tratamento dos efluentes líquidos, a ArcelorMittal Vega realiza o monitoramento preventivo das águas superficiais e subterrâneas no interior do terreno da empresa.

Gestão das Emissões Atmosféricas e da Qualidade do Ar

As emissões atmosféricas das chaminés são monitoradas através de medições periódicas, por empresas especializadas.

Além disso, a qualidade do ar é monitorada através de duas estações instaladas no interior do terreno, cujas medições indicam índices de material particulado muito abaixo dos limites estabelecidos pela legislação ambiental vigente.

Gestão de Resíduos Sólidos

Os resíduos sólidos gerados no processo produtivo são acondicionados em contentores apropriados junto às linhas de produção e armazenados temporariamente em um armazém, de onde são enviados para destinação final, de acordo com a classificação de cada resíduo.

A ArcelorMittal Vega não possui nenhum sistema de destinação final de resíduos no interior de suas instalações, sendo todos os resíduos destinados para tratamento em empresas externas especializadas.

Design Foster Copyright 2007 - ArcelorMittal Vega do Sul